quarta-feira, dezembro 13, 2006

O passado está chegando – Parte 1

A Igreja Católica Apostólica Romana (Icar) tem procurado de todas as maneiras readquirir a supremacia e o poder mundiais perdidos desde o fim da Idade Média. Por isso, tem se dedicado a influenciar as nações do mundo pela via política, visando a uma futura união entre a Igreja e o Estado, bem como tem promovido a bandeira símbolo de sua autoridade que é a guarda do domingo, em substituição do sábado bíblico. Ela sabe que quando as nações legislarem em favor do descanso dominical obrigatório estarão por meio desse mesmo ato reconhecendo a supremacia papal: uma Nova Idade Média, batizada de Nova Ordem Mundial.

OS FATOS:

1. Grande destaque foi dado pela mídia mundial à viagem do papa Bento XVI à Turquia, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Não por acaso, já que, de acordo com a agência de notícias católica Ecclesia, essa viagem revelou o outro lado de Bento XVI, ou seja, o de “Papa político”.

2. A Turquia é um país diferenciado, com características únicas dentre os demais países do mundo, condição essa que acaba sendo favorável aos planos da Santa Sé. Explicando melhor: ali está localizada a sede do Patriarcado de Constantinopla (considerado o mais importante dentro da Igreja Ortodoxa). Além disso, é um país muçulmano considerado secular, isto é, a política está separada da religião mais do que em qualquer outro país muçulmano, favorecendo, assim, contatos diplomáticos com o Vaticano e a aproximação deste com o mundo muçulmano. Além do que, possui um centro de culto mariano de destaque, localizado em Éfeso (onde Maria supostamente teve sua última residência). Fica fácil entender, agora, por que os últimos papas (como Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI) têm sempre realizado viagens para a Turquia, sempre no primeiro ano de governo.

3. Do ponto de vista ecumênico (político), a viagem de Bento XVI à Turquia foi considerada pelo Vaticano um sucesso, já que, entre outras conquistas, foi assinada uma declaração conjunta com o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, assumindo o compromisso mútuo de aprofundar as relações ecumênicas entre a Santa Sé e a Igreja Ortodoxa. Sem esquecer, é claro, da visita que Bento XVI fez a uma Mesquita, agradando consideravelmente os muçulmanos.

4. Por outro lado, o que a mídia mundial pareceu ignorar foi a forte ligação da cidade de Istambul com o passado, que a visita de Bento XVI, de alguma maneira, pareceu reviver. Afinal, Istambul era antes chamada de Constantinopla, nome dado em homenagem ao Imperador Constantino I, que tornou essa cidade a capital do Império Romano em 330 d.C. Ele até tentou chamá-la, a princípio, de “Nova Roma”.

5. Mas qual seria a possível relação entre a antiga capital do Império Romano (ou seu fundador) com os planos atuais de Roma? Simples: Constantino I, pagão de nascimento, “converteu-se” ao cristianismo e, pouco a pouco, através de medidas políticas, foi elevando o status do cristianismo até torná-lo a religião oficial do Império. Essa união entre Igreja-Estado comprometeu a pureza do cristianismo primitivo já que Constantino I realizou, em grande medida, um sincretismo entre as crenças e práticas pagãs com o cristianismo para torná-lo mais popular. Como afirma Richard A. Todd, em História do Cristianismo (Bertrand Editora), pág. 140: “Constantino conservou o título de Pontífex Maximus, próprio do sumo sacerdote pagão. Durante uma dezena de anos as suas moedas tiveram a efígie de alguns deuses pagãos, especialmente do Sol invencível, o seu preferido, e só recebeu o baptismo [sic] no final da sua vida.” Interessante notar que o Bispo de Roma também adotou e mantém até hoje o título usado pelo sumo sacerdote pagão: Pontífex Maximus (que significa “o maior construtor de pontes”).

Continua...

13 comentários:

Anônimo disse...

Não creio que haverá uma lei domincal universal porque não vejo respaldo bíblico para isso, mas creio que haverá um líder, o Anticristo, e que ele irá exigir adoração a si sob risco de morte para quem for contra. É o que está em Apoc. 13.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Prezado irmão anônimo:

Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo.
Obrigado pela sua visita neste blog. Se você tomou tempo para ler os textos do "minuto profético" é porque algum interesse você tem neste tema. Você também deve ter percebido se tratar de textos que abordam aspectos bíblicos de maneira conservadora. Acho que é isso chamou sua atenção. Seja como for, eles foram escritos para alertar as pessoas quanto aos sinais da volta de Cristo.
Você é livre para discordar dos textos, assim como sou livre para confirmá-los.
Quanto a sua colocação, de não acreditar numa futura Lei Dominical, eu até entendo. Provavelmente você segue (consciente ou não), a escola de interpretação profética chamada dispensacionalismo, enquanto este blog é adepto do historicismo. Em breve colocaremos textos abordando as diferenças entre estas escolas de interpretação. Continue lendo os textos, portanto. Por agora quero apenas mencionar que em Daniel 7:25 o poder representado pelo chifre pequeno (Roma papal) iria "mudar os tempos e a Lei". Aqui estava profetizado a mudança do sábado para o domingo feita pela ICAR. E esta passagem está em paralelo com Apocalipse 13. Lá encontramos a Besta que "subiu do mar", (símbolo também de Roma Papal) que em união com a Besta que "subiu da terra" (símbolo dos EUA , nação protestante) vão impor a "marca da besta" ao mundo todo. Esta marca da besta será (perceba que o verbo está conjugado no futuro) a guarda do domingo, que é um falso dia de guarda estabelecido pela autoridade de Roma, e vinculado com o paganismo e a adoração do sol, e o número ocultista 666. Sei que é difícel de acreditar, principalmente para quem já tem a mente "formatada" contra esta mensagem. Porém, o tempo vai revelar que é isso mesmo que estava profetizado na Bíblia. Eu acredito que, então, os cristãos mais conservadores, como você, terão os olhos abertos e poderão tomar sua decisão. Agora, não espere que algum dia essa Lei apareça com "formato religioso" apenas. Acredito que os EUA e Roma promoverão esta Lei com outr aparência. Alegarão, talvez, razões as mais diversas, como: ambientais, energéticas, justiça social... Roma sempre agiu com astúcia. Por enquanto, obrigado pela sua companhia.

Que Deus o abençõe.

Pr. Santeli

Anônimo disse...

Prezado Pr Santeli, antes de mais nada quero lhe dizer que o considero muito importante, pois o Senhor Jesus derramou o SEu precioso sangue pelo sr também.

Respeito sua opinião e posso lhe dizer que se tudo isso que o sr afirma for a verdade absoluta quanto ao final dos tempos, o tempo irá nos dizer.

O que chamou minha atenção foi o fato da Igreja Católica ser muito atacada pela Igreja Adventista. Eu sou católico, Pastor, e fiquei triste em ver o que o Sr pensa com respeito a Igreja que comungo. O Catecismo de nossa Igreja nos ensina a adorar a Jesus Cristo e o papa nunca ousou dizer que Jesus de Nazaré não seja o Messias.

Podemos ver que uma das características do Anticristo é negar o Pai e o Filho, veja 1ª Jo. 2.22. O papa nunca fez isso e se um dia fizer eu serei o primeiro a abandonar a Igreja Católica. Agora, o Sr há de concordar comigo que toda a sua explanação está montada em cima de conjecturas e deduções. Não é mesmo? Onde a tradição escrita (bíblia) diz que o domingo será o sinal da besta? O domingo não foi inventado como dia do Senhor por Constantino, pois os primeiros pais da igreja como Ignácio, Policarpo, Justino e outros já nos deixaram cartas escritas afirmando ser o domingo o dia do Senhor. Onde a Bíblia diz que só ela é a Palavra de Deus? Nós, católicos, temos como Palavra de Deus o magistério da Igreja, a Bíblia e a tradição dos Apóstolos. Perguntas para sua reflexão, caro pastor.

O Novo Testamento que o sr usa foi organizado por qual Igreja?

Se o protestantismo é a verdade, por que Deus esperou 16 séculos para nos mostrar essa verdade?

E se a Igreja Adventista é o povo remanescente, por que o mundo ficou privado dela por 18 séculos?

Que Deus nos ilumine sempre.

Irmão Anônimo.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Prezado irmão anônimo (sinto-me incomodado em chamá-lo assim, se possível gostaria de saber seu nome):

Obrigado pelos seus comentários neste blog. Quero mais uma vez aqui dar glória ao nome de Deus porque Jesus Cristo derramou Seu precioso sangue por mim, por você e por toda a humanidade.
Vamos relembrar alguns pontos:
1º A ICAR segue a Bíblia e também o magistério da igreja enquanto os protestantes seguem apenas a Palavra de Deus. Esta é uma grande diferença, portanto. (Importa antes obedecer a Deus do que aos homens - Atos 5:29)
2º Quando apresento certas "denúncias" contra a ICAR, o faço porque a Bíblia já o fez primeiro. Não posso afirmar nada além do que está na Bíblia. A Igreja Cristã, no seu início, sustentava a doutrina pura dos apóstolos, porém, com o passar dos tempos deixou o paganismo se infiltrar nas doutrinas.
3º Ao discorrer sobre os temas, o faço sabendo com toda certeza que existem pessoas sinceras e tementes a Deus em várias denominações cristãs, inclusive na própria ICAR (pessoas que ainda não perceberam o mal que a "tradição" pode fazer ao espírito humano). Nunca afirmei, nem vou afirmar que cristãos justos só existem em uma única denominação cristã.
4º Quando você diz que minha explanação "está baseada apenas em conjecturas e deduções", devo discordar, é claro. O minuto profético só tem apresentado FATOS: baseados em notícias da própria mídia secular e religiosa. Não trabalhamos com especulações (coisas que ainda não aconteceram), mas somente fatos. Sugiro que leia todos os 31 textos já postados aqui se ainda não o fez.
5º As "denúncias" aqui não se restringem apenas à ICAR, mas ao cristianismo em geral, inclusive aos protestantes também (aguarde os próximos textos), já que atualmente temos presenciado uma apostasia generalizada até entre os protestantes. Na questão, por exemplo, da futura Lei Dominical, quem tomará a iniciativa, por incrível que pareça, serão os EUA (os protestantes daquele país) - uma verdadeira afronta a Lei de Deus.
6º O inimigo de nossas almas tem duas grandes mentiras dentro do cristianismo. A primeira é que Jesus não é o Filho de Deus, o Messias enviado de Deus (como você mesmo apontou em 1ª João 2:22). A segunda mentira, tão perigosa quanto à primeira, é que não há necessidade de guardar a Lei de Deus, o famoso bordão "A Lei foi abolida". O mesmo apóstolo João denunciou isso como mentira (e toda mentira vem do diabo) em 1ª João 2:4. Amar a Deus significa também guardar Seus mandamentos. E aí está o perigo dos últimos dias. Na primeira vez que Cristo veio ao mundo, o diabo levou as pessoas (judeus) rejeitarem a Deus rejeitando Seu Filho (1ª mentira de satanás). Agora, na segunda vinda de Cristo, o inimigo vai levar a humanidade a rejeitar novamente a Deus rejeitando Sua Lei (2ª mentira de satanás). É por isso que a questão do sábado/domingo se reveste de tão grande importância.
7º O N.T. foi compilado por cristãos sinceros, membros da única igreja cristã que existia, numa época em que a apostasia da ICAR ainda não havia se desenvolvido completamente. A apostasia do povo de Deus exigiu que, mais tarde, Deus suscitasse reformadores para fazer o povo "voltar à Bíblia, e à Bíblia só". Deus sempre teve Seus remanescentes, inclusive atualmente. De acordo com o Apocalipse, são aqueles que "guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (12:17 e 14:12)

Tanto a apostasia da Igreja Cristã, quanto sua ligação com o espírito do anticristo (o iníquo) foram profetizadas na Bíblia:
"Ninguém, de modo nenhum, vos engane, porque isto (a volta de cristo) não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o iníquo, o filho da perdição, o qual se opõe e se lavanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentado-se como se fosse o próprio Deus" 2ª Tess. 2:3 e 4. Uma clara descrição profética da pretensão de Roma de só ela poder perdoar os pecados, colocando-se no lugar de Jesus, o único intercessor autorizado na Bíblia (1ª Tim. 2:5)

Ainda assim, prezado irmão anônimo, gostaria de lamentar se por acaso, feri sua sensibilidade religiosa. Minha intenção é apresentar os fatos e alertar a todos quantos queiram. Acredito que em breve você também verá acontecer com os próprios olhos aquilo que temos demonstrado em nossos textos. Por enquanto gostaria de contar com sua companhia.

Que Deus nos ilumine.

Pr. Santeli

Anônimo disse...

Prezado Pastor, chamo-me Constantino. Não precisa mais me chamar de Anônimo. Ok? Está sendo bom conversar com o sr. Comentando sua postagem abaixo:

1º Pastor, a tradição dos Apóstolos, como o didaquê, por exemplo, não são doutrinas de homens. Há muitas coisas que Jesus fez que não foram relatadas e há muitas coisas ditas pelos Seus Apóstolos que não foram relatadas no cânone bíblico. veja 2ª Tess. 2.15 e 3ª João 13 e 14, por exemplo.

2º Poderia nos dizer o verso(s), o capítulo(s) e o livro(s) por gentileza, onde a Bíblia denuncia a Igreja Católica Apostólica Romana? A Igreja Cristã, no seu início era a Igreja Católica, pastor.

3º Que bom que o sr tem isso em mente!

4º As conjecturas e deduções a que me referi não são os fatos noticiados em seu blog, mas a inferência de ver a Igreja Católica em certas passagens bíblicas.

5º Creio que a questão da Lei Dominical e de outras doutrinas adventistas e protestantes são frutos de interpretações pessoais com relação à Bíblia. Como pode o Espírito Santo ensinar tantas doutrinas diferentes entre os protestantes, se de fato é Ele o intérprete da Bíblia para vocês?

6º Pastor, de fato o sr tem razão nisso que postou. O inimigo tenta de todas as maneiras nos desvirtuar da verdade. A Igreja Católica não ensina em momento algum os seus fiéis a desobedecerem os mandamentos de Deus.

7º O N.T. foi compilado por cristãos sinceros, membros da única igreja cristã que existia, numa época em que a apostasia da ICAR ainda não havia se desenvolvido completamente. A apostasia do povo de Deus exigiu que, mais tarde, Deus suscitasse reformadores para fazer o povo "voltar à Bíblia, e à Bíblia só". Deus sempre teve Seus remanescentes, inclusive atualmente. De acordo com o Apocalipse, são aqueles que "guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (12:17 e 14:12)

Fiz questão de reproduzir seu último tópico, pois que bom que o sr admitiu que um dia a Igreja Católica foi pura. Gostaria de lhe dirigir uma carta com relação a isso. Posso? Ei-la abaixo. A fonte dessa carta é o site www.veritatis.com.br - vale a pena conferir. Vale lembrar, pastor, que o sr não mostrou um embasamento bíblico que diga que o "sola scriptura" é bíblico. Há algum verso que diga isso? Ou isso foi mais uma intervenção de Lutero?



Carta Aberta aos Protestantes

Vós dizeis que a Igreja Católica apostatou, que o paganismo, como um tufão incontrolável, lhe penetrou todos os recantos e, qual um carrasco impiedoso, não poupou nenhum dos seus membros. A acusação é grave e exige provas indiscutíveis. E que provas, senhores, me podereis apresentar? Eu vos direi: alegareis o culto da Virgem Maria, o purgatório, a veneração das imagens e outras tantas doutrinas e práticas que o protestantismo, no seu ódio incontido à Igreja Romana, repudiou. Ora, desde quando o repúdio do protestantismo serve como prova de alguma coisa? Direis que a Bíblia se opõe a essas doutrinas e práticas. Mas quem o disse? O protestantismo? Então voltamos para o mesmo lugar, visto que não me serve o repúdio do vosso protestantismo, assim como não vos servem as afirmações do meu Catolicismo. É tudo uma questão de interpretação. Se disserdes, portanto, que tais coisas são contrárias às Escrituras, eu vos responderei que não são e, se apontardes textos que, na vossa opinião, favorecem o que sustentais, vos direi que o vosso próprio entendimento vos traiu e indicarei mil outras passagens a contrastar com o que pensais ser a verdade. Por vossa vez, certamente me acusareis de torcer miseravelmente a Palavra de Deus. O que restará, pois? Nada além de afirmações contra afirmações e interpretações contra interpretações. Tudo findará numa contenda inútil, dessas que embrutecem o espírito e ensoberbecem a inteligência, já tão inclinada à vaidade.

Não, senhores! Devemos partir de um ponto que nos seja pacífico, de uma premissa que todos admitamos. Somente assim saberemos com quem está a verdade e onde reside o erro.

Afirmais a paganização da Igreja, e eu não me incomodo em concedê-lo por um momento. A Igreja Católica apostatou? Seja. Ora, se veio a apostatar é porque, de fato, não era ainda apóstata. Quem diz apostasia diz a passagem de uma realidade para outra diametralmente oposta. O ato de apostatar exige uma condição prévia inteiramente incompatível com a apostasia. Assim como uma barra de ferro só se poderá esquentar se estiver fria, e um pedaço de madeira só se poderá partir se estiver inteiro, e um homem só poderá morrer se estiver vivo, também a Igreja Católica só poderia apostatar se estivesse em algum momento livre de apostasia; só poderia paganizar-se se não estivesse paganizada ainda. Negareis o óbvio? Não o creio.

Muito bem. Mas se um dia a Igreja não foi apóstata, se não era paganizada em algum momento da história, segue-se que foi um dia legítima, autêntica, verdadeira. Se era verdadeira, era, por conseguinte, a Igreja de Jesus Cristo, pois não havia outra. Temos, então, que essa Igreja que chamais apóstata, foi em alguma época a verdadeira Igreja, pura nas suas doutrinas e práticas. Negareis o óbvio? Não o creio.

Mas afirmais que ela apostatou. Como? A verdadeira Igreja poderia alguma vez apostatar? É aqui, senhores, que a vossa afirmação desmorona, como um imenso castelo de areia firmado na flacidez do chão molhado da praia. Desde quando a Igreja poderia apostatar? Nunca! Jesus Cristo teria sido um mentiroso, um impostor, e mui justa seria a sentença condenatória exarada por Pôncio Pilatos e a acusação vinda da parte do Sinédrio. Mas isso ninguém jamais cogitou. Justo foi Pilatos? Justo o Sinédrio? Impossível!

As promessas neotestamentárias da assistência divina à Igreja, por outro lado, são muitas e claras.

Ao dizer a Pedro do estabelecimento da Igreja, o Salvador garantiu que as portas do Inferno não prevaleceriam contra ela (cf. Mt. 16,18). Ora, se a Igreja depois disto apostatou, deixando de ser a verdadeira Igreja, segue-se que as portas do Inferno prevaleceram e Jesus foi um falso profeta. Em outra ocasião, pouco antes de ascender, o Senhor disse aos apóstolos que ficariam com eles "até a consumação dos séculos" (Mt. 28,20). Mas o que seria desta presença sempre continuada, se o paganismo depois invadisse a Igreja e a corrompesse até os seus fundamentos?

Sabendo da proximidade da sua ida para junto do Pai, Jesus falou do Espírito Santo: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco" (Jo. 14,16; ainda 14,26; 15,26). Mas onde, senhores, estaria a eficácia da atuação deste Paráclito se apostatasse a Igreja?

Ah, Galileu! Se a Igreja apostatou, não passaste de um traidor miserável, que nos ludibriou a todos! Prometeste que as portas do Inferno jamais prevaleceriam, mas a Igreja apostatou. Prometeste a tua assistência até o final dos séculos, mas a Igreja apostatou. Prometeste o Espírito da verdade para que ficasse eternamente, mas a Igreja apostatou.

Ah! Serei ateu! Passarei para a irreligião! O Jesus em que acreditei mentiu para mim! Oh, judeus! Acolhei-me em vosso meio, abraçai-me em vossas sinagogas! O Messias não chegou! Jesus mentiu!

Bendito sejas, Caifás, por teres denunciado um falso Cristo! Barrabás, bendita a tua libertação. Judas! Judas! Por que tiraste a própria vida? Morreste por um farsante! Nero! Nero! A humanidade te será eternamente grata por teres usado da tua força para exterminar os seguidores de um embusteiro que se dizia Redentor.

Não soubesse eu, senhores, que a assistência divina é infalível e que tem, pelos séculos, preservado a Igreja de todas as heresias, e estes brados de revolta soariam os mais justos e louváveis. Mas sei que a Igreja, um dia edificada sobre a Rocha, jamais renegou os ensinamentos que recebeu, porque nela atua Aquele que é a própria Verdade, mesmo que assim não queiram as vossas incontáveis denominações, que, não tendo Deus Cristo por fundador, jazem impotentes ante um turbilhão de contradições doutrinárias.


Autor: Fábio Morais
Fonte: Revista "Pergunte e Responderemos" nº 459
www.veritatis.com.br

Anônimo disse...

Queridos amigos,

É muito bom ver um diálogo como este onde impera mútuo respeito...
Sou filho de pai católico e mãe protestante e me dedico bastante a estudar a biblia...
Vejo q a diferença imperante no pensamento do amigo Constantino é a questão da aceitação da tradição junto com a biblia x a aceitação da biblia somente.
Neste ponto, gostaria de salientar que creio na biblia como a palavra de Deus, e assim, aceito somente a biblia, sem as tradições, da maneira como pleiteado pela Reforma.
Procurando entender o pq da Reforma não ter conseguido seus objetivos dentro da ICAR, descobri q o único motivo da Reforma ter fracassado e ter sido rejeitada foi a questão do Sábado.
No Concilio de Trento, no auge das discussões, a teologia da ICAR estava impressivamente questionada até que o arcebispo de Régio se levantou e proferiu que a Reforma deveria ser considerada herética.
Sabe por que? Porque a Igreja Protestante havia assinado suas confissões de fé alegando guardar o domingo, então o argumento do arcebispo de Régio foi: Se vocês querem seguir somente a biblia sem as tradições, porque então vocês não guardam o Sábado em vez do Domingo, já que o Domingo é fruto da tradição Católica e não é mandamento biblico?
Que balde de água fria na Reforma!!!
Bem, isso mostra que a ICAR assume ter mudado os tempos e a lei, aliás, isso ela nunca escondeu. Fato notório é que várias declarações de Cardeais afirmam que o protestantismo deve ser desacreditado devido o domingo ser aceito no meio protestante, e que os únicos verdadeiramente protestantes são os ASD, que juntamente com os judeus, seguem o sábado biblico e ignoram as tradições.
O sábado se torna extremamente importante, como coloca o pr Santeli, pq nele (no sábado) reside a diferença daqueles q são os verdadeiros adoradores de Deus no final dos tempos. É uma questão de quem tem a autoridade: Deus (com o sábado) ou o Homem (com o domingo); Deus (com o selo de Deus) ou o Dragão (com a marca da besta). Mas isso, trata-se de um assunto de interpretação profética historicista e vem daí colocar a ICAR no centro das dissertações críticas. Essa questão profética é muito interessante e vale outros comentários...

Abraços,

André

Anônimo disse...

Queridos amigos,

Ainda sobre os fatos que levaram a igreja cristã primitiva à apostasia quero dizer que sim, a ICAR apostatou, assim como o Protestantismo apostatou...
Mas isso significa q a Igreja apostatou?
De maneira nenhuma, pq a Igreja Verdadeira adora a Deus em espírito e em verdade, por isso, ela não está dentro da instituição apóstata, mas está a perseverar e a preservar a pureza do evangelho e da palavra de Deus em todos os tempos e em todos os lugares...
Vejam as perseguições imperiais aos judeus no século I... Junto com os judeus, os cristãos eram perseguidos pq guardavam o sábado q Jesus testificou como verdadeiro... então os cristãos foram perseguidos por tabela... assim surgiram teologias anti-judaicas q puniam os verdadeiros cristãos também e por isso, muitos se abstiveram dos costumes apostólicos originais, incluindo a observância do sábado, passando, assim, a seguir os costumes pagãos do império, porque sofriam repressões e perseguições destinadas aos judeus guardadores do sábado... por quem foram perseguidos? pelo império, que mais tarde se tornou um poder misto, o maior da idade média... e quem passou a comandar as ações políticas e religiosas futuramente? o bispo de Roma que se tornou papa...
Esta foi a motivação de Lutero para a Reforma, ele não aceitava as imposições dos papas e dos governantes pq eles promoviam perseguições a todos q não se enquadrassem no pensamento religioso imposto... apostasia??? sem dúvidas... mas felizmente a Igreja Verdadeira resistiu perseguições e permane até hoje, e sobre ela as portas do inferno não prevalecem... igreja instituição??? não, mas uma igreja invisível, resgatada num movimento profético apresentado no apocalipse, q está oculta em todas as religiões, uma igreja q segue a biblia e somente a biblia e q procura viver em harmonia com seus ensinamentos, todos, inclusive os mandamentos de Deus, seu reconhecimento como único Criador, Salvador e Redentor...

Abraços,

André

Anônimo disse...

Prezado André, se a ICAR apostatou então Jesus mentiu, poie ELE disse que as portas do inferno não poderiam prevalecer contra a Igreja de Deus!

A Igreja de Jesus Cristo é visível porque Cristo é visível. Como pode a cabeça ser visível e o seu corpo invisível? Adorar ao Pai em espírito e em verdade é adorar ao Pai dentro da Sua Igreja, ou seja, é fazer parte do Seu corpo. Não é mesmo?

"... para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade." 1 Tim.3.15.

A paz de Cristo a todos.

Constantino

Wilson disse...

Prezado Constantino, o que nosso irmão na fé, André, quis dizer é que a igreja de Cristo somos nós e não um templo de tijolos, areia e pedra.

Jesus disse, "ide e pregai o evangelho a toda criatura." e não, "Ide e constroem templos (igrejas) em todo os confins da terra".

O irmão André citou muito bem a apostasia na INSTITUIÇÃO formada pela ICAR e não na igreja de Cristo.

A carta dos veritas diz de forma irônica que se a igreja apostatou, então Jesus foi um falso profeta.

Se a ICAR é perfeita, porque então o problema com pedofilia, homossexualidade dentro da ICAR?

A igreja de Cristo somos nós e fazemos parte do Corpo cuja Cabeça é Cristo. Pois do modo como citou, Cristo é a cabeça de um templo construído.

Você acha que Jesus vai voltar para buscar um templo de alvenaria?

Anônimo disse...

Nossa como isso é polemico, mas tenho certeza de uma coisa, as portas do inferno não prevaleceram contra a igreja de Deus, ela continua firme e forte, superando ataques e sempre vencendo pois está firmada na rocha que é Cristo. Quando uma instituição se diz a "indestrutível",confiando em suas tradições , "autoridade" e orgulho, essa já está mais do que derribada as muralhas de Jericó.

jadiel disse...

Querido pastor Santeli, como é gratificante para mim ver alguem como o senhor defender com toda autoridade baseando na bíblia e somente os princípios e doutrinas nas quais eu acredito, me sinto mais seguro e saber que não estou sendo enganado ou manipulado por mais uma instituição religião. Tenho visto que por mais que tentam se explicar, (os outros), não há razões concretas para eu desacreditar no que acredito, confesso que essa tal carta até que mexeu comigo, mas o poste seguinte me abriu os olhos e assim eu percebi que da verdade não tem como se confundir. Que Deus o abençõe e que o senhor possa em nome de Jesus continuar defendendo as verdades que foram jogadas por terra no passado e assim nos ajudando a enxergar através dos assuntos aqui abordados.

Um grande abraço, fique com Deus.

jadiel

Wilson disse...

Prezados, gostaria de partilhar uma palavra com vocês.

I Cor 9-17 - Templo de Deus

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois LAVOURA [PRONTOS PARA RECEBER A PALAVRA] de Deus e EDIFÍCIO [IGREJA] de Deus.

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquitecto, o FUNDAMENTO [PALAVRA], e OUTRO EDIFICA sobre ele; MAS veja cada um COMO edifica sobre ele.

Porque NINGUÉM PODE PÔR OUTRO FUNDAMENTO, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

E, se alguém, sobre este fundamento, formar um EDIFÍCIO [IGREJA] de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

A obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

Não sabeis vós que SOIS O TEMPLO [SOMOS A IGREJA] de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque, o templo de Deus, QUE SOIS VÓS, é santo.

------[ênfase pessoal]
Queridos, a Palavra é clara, somos o templo de Deus o qual o Espírito de Deus habita.

Não há outro lugar santo, que não seja você mesmo, Deus na sua multiforme sabedoria criou no homem e lhe soprou o Espírito, o qual quando vemos a 1ª morte, volta pra Deus, pois o seu Espírito pertence a Ele. Assim, irmãos, não importa onde estamos, estamos sempre com Deus.

A igreja da China é uma das que mais cresce no mundo, o templo da China são as igrejas em células, e o templo do Espírito Santo, são as pessoas.

I João 4:1
Amados, não creias a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

Isaías 44 8
Não vos assombreis, nem temais; porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra ROCHA que eu conheça.

Além da carta do próprio apóstolo Pedro falando da pedra angular que é Jesus:

I Pedro 2:5
Vós, também, como PEDRAS vivas, sois EDIFICADOS CASA ESPIRITUAL e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Edificados Casa Espiritual, ou melhor, sois todos IGREJA de Jesus.

II Cor 4:4
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

A Paz de Deus esteja com todos.

Wilson disse...

Sergio, por favor arrume a referência do versículo I Cor 3:9-17 (faltou o 3)
Obrigado!