quinta-feira, julho 19, 2007

O quartel general do Universo

Se há um assunto que todos as pessoas deveriam compreender em profundidade é a verdade sobre o santuário de Deus. Da compreensão desse tema depende nosso destino eterno. A melhor fonte para a compreensão desse tema é a Bíblia – a Revelação de Deus a humanidade.

Em Êxodo 25:8,9 encontramos Moisés recebendo a ordem divina: "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus movéis, assim mesmo o fareis". Os judeus construíram um santuário baseado em um "modelo". A palavra hebraica usada para "modelo" (Tabnît) implica necessariamente em algo tridimensional, o que aponta para a existência de um santuário celestial, onde Deus habita e de onde o mesmo Deus governa o Universo (Quartel General). De fato, essa realidade é confirmada por vários outros textos bíblicos:

"Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel". Deuteronômio 26:15
"Na minha angústia, invoquei o Senhor, clamei a meu Deus; ele, do seu templo, ouviu a minha voz... Então, a terra se abalou e tremeu...". 2 Samuel 22:7,8.
"Ouve, pois, a súplica do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; ouve no céu, lugar da tua habitação; ouve e perdoa". 1 Reis 8:30.
"A sua voz [dos sacerdotes] foi ouvida, e a sua oração chegou até à sua santa habitação de Deus, até aos céus". 2 Crônicas 30:27.
"O Senhor está no seu santo templo; nos céus tem o Senhor seu trono". Salmo 11:4.
"Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos". Salmo 18:6.
"Que o Senhor, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra". Salmo 102:19.
"O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra". Habacuque 2:20.
"... possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o senhor erigiu, não o homem". Hebreus 8:1,2.
"Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação". Hebreus 9:11.
"Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada". Apocalipse 11:19.

Outro fator destacado na Revelação é que o grande conflito começou no santuário celestial:
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo". Isaías 14: 12-14. Lúcifer desejava assentar-se no "monte da congregação", porque ali estava localizado o templo de Deus. De fato, dentro das religiões pagãs acreditava-se que os deuses sempre habitavam nos montes (Lúcifer conhecia a realidade celestial e implantou essa realidade no paganismo).
Outro texto interessante encontra-se em Ezequiel 28:11-18 (Oráculo contra o príncipe de Tiro). Ali é mencionado um rei por trás do príncipe de Tiro. Esse rei só pode ser uma entidade espiritual, já que as expressões usadas para descrevê-lo e qualificá-lo não podem aplicar-se a um ser humano: "cheio de sabedoria", "perfeito em seus caminhos" e "estiveste no Éden". No verso 14, este ser espiritual foi descrito como "querubim da guarda ungido". A palavra hebraica usada para "guarda" refere-se à função dos querubins que assistiam a Deus no lugar santíssimo do santuário celestial, o que demonstra que Lúcifer era um desses querubins e que o conflito entre o bem e o mal teve seu início no próprio santuário celestial! Fica claro, então, por que Satanás odeia tanto o ministério do Pai e de Jesus Cristo no santuário celestial.

Nenhum comentário: